Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de maio de 2009

Onde está depositada a nossa confiança?


Pr. Luiz Carlos Loreto


Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.” Salmo 20.7

Como um filho que se joga nos braços do pai, precisamos confiar. A confiança é o nosso motor; o impulso contínuo para prosseguirmos a jornada. A pergunta é: Onde está depositada a nossa confiança?

“Uns confiam em carros e... cavalos...”
Aquilo que o poder humano conquista, não é digno da nossa confiança.
A “Invencível Armada” de Filipe II da Espanha, levou 2 anos e 4 meses para ser organizada. Possuía 130 navios, 2.650 peças de artilharia, 8.000 marinheiros, 2.088 condenados remadores e 20.000 soldados. Foi derrotada em 05/08/1588 pelos navios ingleses e pelo vento.
Quem afundou o Titanic em 15/04/1912, às 2:20 h. da madrugada não foi o iceberg, foi a ideia de que o navio jamais afundaria. O navio possuía casco dividido em 16 compartimentos estanques e fundo duplo. Havia, nos escaleres e barcos de borracha, lugar para 1.178 pessoas, mas só 711 quiseram. Antes, eles costumavam dizer: “nem Deus afunda o Titanic.”
Os nossos méritos não merecem confiança.
Duas frases de membros do grupo inglês de rock “The Beatles” ficaram bastante famosas: “Nós somos mais populares que Jesus Cristo” e “o sonho acabou”. O que destruiu os sonhos dos quatro rapazes de Liverpool?

“... mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.”
Para depositarmos confiança em Deus, temos que nos despir das armaduras humanas (1 Samuel 17.31-39: “Então, ouvidas as palavras que Davi falara, foram elas referidas a Saul, que mandou chamá-lo. E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu. Saul, porém, disse a Davi: Não poderás ir contra esse filisteu para pelejar com ele, pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade. Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho, eu saía após ele, e o matava, e lho arrancava da boca; levantando-se ele contra mim, segurava-o pela queixada, e o feria e matava. O teu servo matava tanto ao leão como ao urso; e este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo. 38 E vestiu a Davi da sua própria armadura, pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. Davi cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vão andar, pois não estava acostumado àquilo. Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois não estou acostumado. E Davi tirou aquilo de sobre si.”)
Algumas coisas das quais devemos nos despir são: amor ao dinheiro, poder, força física, influência e poder de persuasão.
Para depositarmos confiança em Deus, temos que usar as armas e o nome dele.
As armas de Deus são simples (1 Samuel 17.40 “Então tomou na mão o seu cajado, escolheu do ribeiro cinco seixos lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu.” 2 Coríntios 10.3,4: “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas”.
Só a confiança genuína conduz a uma vitória genuína.
A verdadeira vitória glorifica a Deus (1 Samuel 17.41-45: “O filisteu também vinha se aproximando de Davi, tendo a: sua frente o seu escudeiro. Quando o filisteu olhou e viu a Davi, desprezou-o, porquanto era mancebo, ruivo, e de gentil aspecto. Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu, pelos seus deuses, amaldiçoou a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e eu darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo. Davi, porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.), pois a verdadeira vitória não é nossa, mas dele. (1 Samuel 17.46-49: “Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça; os cadáveres do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; para que toda a terra saiba que há Deus em Israel; e para que toda esta assembléia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossas mãos. Quando o filisteu se levantou e veio chegando para se defrontar com Davi, este se apressou e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi, metendo a mão no alforje, tirou dali uma pedra e com a funda lha atirou, ferindo o filisteu na testa; a pedra se lhe cravou na testa, e ele caiu com o rosto em terra.”)

Circunstâncias são contornáveis na dependência de Deus e na confiança nele. Por mais dura que seja a realidade à nossa volta, existirá a certeza da sua presença, da sua atuação, do seu amor. Onde você deposita a sua fé?

Um forte abraço e que Deus te abençoe.

3 comentários:

  1. Pois é Lula, os ensinamentos de Jesus na maioria das vezes nos conduz a instâncias, as quais, desejamos obter, por outro lado é fonte de sabedoria, a resposta exata para aquilo que normalmente buscamos, enfim, sempre vale a pena conhecer e aprender mais e mais, é o alimento da alma, o passo para a grata satisfação.
    Grato pelo espaço e um forte abraço e que Jesus esteja sempre conosco!

    ResponderExcluir
  2. Exelente reflexão sobre a nossa confiança em Deus.Quando aprendemos a viver dependendo apenas da força do Senhor passamos a experiemntar uma vida cristã poderosa e cada vez mais capaz de superar os desafios desta vida. Obrigado pela força fui grandemente edificado. A boa pergunta é onde está a nossa confiança?
    Milton Macedo

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a reflexão Pr. Loreto. Muitas vezes o nosso coração nos engana e pômos nossa confiança em coisas vãs, aliás é típico do homem correr atrás de vaidades. Contudo, quando depositamos nossa confiança cegamente em Deus, podemos ver o agir e a vitória Dele através das nossas vidas assim como Davi presenciou a atuação de Deus na batalha contra o filisteu. "Onde está a nossa confiança?" é uma pergunta a ser feita todas as manhãs, pois, assim lembraremos que aonde quer que estejamos Deus nos acompanhará. Obrigado pela reflexão, me edificou bastante. Deus continue o abençoando! Abraço!

    ResponderExcluir