Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de maio de 2009

É Possível Ser Feliz

Pr. Luiz Carlos Loreto
“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3. 17,18)

O que nós precisamos para sermos felizes? Habacuque nos dá umas pistas interessantes. Primeiro ele fala sobre as possíveis circunstâncias da vida: a sequidão nos visitará eventualmente, em algum momento olharemos para os lados e não veremos nada de animador por perto, passaremos apertos. Você já viu um quadro parecido? Acho que já. Tão certa quanto a vida é a certeza das dificuldades que virão. Em algum momento nos decepcionaremos, em outros nos entristeceremos diante de um problema muito grande. É, se dependêssemos dessas circunstâncias não seríamos felizes nunca.
A questão é que não dependemos.
Então Habacuque nos conta o segredo: Nós só precisamos da presença de Deus. E Ele está sempre conosco. No abraço amigo, nas soluções inesperadas e imprevisíveis, no sorriso espontâneo que recebemos logo cedo junto com uma gostosa xícara de café, no gesto mais simples, mas que nos mostra que Deus não se esqueceu de nós.
Alegre-se, porque Deus está perto. Alegre-se, porque você não está só. Mesmo as sombras mais assustadoras se dissipam quando descobrimos que não estamos sós.

Que Deus te abençoe.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Seja forte!!!


Pr. Luiz Carlos Loreto


“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” Josué 1.9

A ordem de Deus a Josué não implica que houvesse uma situação já resolvida, ou seja, não quer dizer que Josué já era forte e deveria continuar assim. Pode ser que Deus quisesse dizer a Josué: “Torne-se forte, pois há um grande desafio por vir”. Quando somos lembrados de Josué 1.9, nossa primeira resposta pode ser: “Eu sou fraco. Como vou enfrentar esses desafios?”. Creio que naquela hora em que se deparava com os grandes desafios da sua vida: substituir Moisés e conquistar a terra prometida, Josué não se achava tão forte assim. É por isso que ele precisou ser lembrado: “Seja forte porque Eu estou com você”. Não é difícil achar força quando sabemos que quem está ao nosso lado é o Deus Todo-Poderoso. Mesmo assim precisamos recordar constantemente de que a verdadeira força só é encontrada em Deus. Não é a força do nosso braço, nem dos nossos argumentos que vai nos levar à vitória, é a presença de Deus. Josué se tornou um líder admirável porque entendeu isso. Talvez você esteja hoje se concentrando demais naquilo que você pode fazer, ou mesmo na proporção enorme de seus problemas. Não fixe seus olhos em quem você é agora, mas detenha-se naquilo que Deus esta prestes a fazer através de você. Tenho certeza que descobrirá que é muito mais forte do que imaginava ser.

Deus lhe abençoe.

domingo, 10 de maio de 2009

Dia das Mães

Pr. Luiz Carlos Loreto

Hoje é um dia muito especial, o "Dia das Mâes". Data tão especial que nos leva a refletir sobre duas coisas muito importantes, às quais quero destacar agora:
1. Você é um(a) filho(a) que a honra a presença, ou a memória, de sua mãe?

Muitos, assim como eu, não tem mais a sua mãe por perto. O Dia das Mães se torna então, dia de lembraças e de muita saudade. Não podemos mais abraçá-la, nem lhe dar presentes. Mas podemos honrá-la mostrando que todo sacrifício, que todas as noites mal dormidas, que todas as lágrimas que ela verteu por nós valeram a pena. Forjaram um caráter dígno da mãe que possuímos. Mas se sua mãe ainda está com você, o que você está esperando para abraçá-la bem apertado e declarar todo o amor que você sente por ela? Dê presentes, sim. Eles tem seu lugar de importância. Mas, principalmente, dê honra a quem merece honra.

2. Lembre de Isaías 49.15, que diz: "Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti."

Mesmo que as suas lembranças com relação à sua mãe sejam tristes, mesmo que o relacionamento com ela lhe traga recordações muito dolorosas, mesmo assim, você não está sozinho nem foi esquecido. Deus cuida de você a cada dia. Ele não se esqueceu e nunca se esquecerá. Ele ajudará você a curar essas lembranças do passado e fará de você uma pessoa plenamente feliz. Você é amado(a) do Senhor. Lembre sempre disto.


Deus te abençoe.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Onde está depositada a nossa confiança?


Pr. Luiz Carlos Loreto


Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.” Salmo 20.7

Como um filho que se joga nos braços do pai, precisamos confiar. A confiança é o nosso motor; o impulso contínuo para prosseguirmos a jornada. A pergunta é: Onde está depositada a nossa confiança?

“Uns confiam em carros e... cavalos...”
Aquilo que o poder humano conquista, não é digno da nossa confiança.
A “Invencível Armada” de Filipe II da Espanha, levou 2 anos e 4 meses para ser organizada. Possuía 130 navios, 2.650 peças de artilharia, 8.000 marinheiros, 2.088 condenados remadores e 20.000 soldados. Foi derrotada em 05/08/1588 pelos navios ingleses e pelo vento.
Quem afundou o Titanic em 15/04/1912, às 2:20 h. da madrugada não foi o iceberg, foi a ideia de que o navio jamais afundaria. O navio possuía casco dividido em 16 compartimentos estanques e fundo duplo. Havia, nos escaleres e barcos de borracha, lugar para 1.178 pessoas, mas só 711 quiseram. Antes, eles costumavam dizer: “nem Deus afunda o Titanic.”
Os nossos méritos não merecem confiança.
Duas frases de membros do grupo inglês de rock “The Beatles” ficaram bastante famosas: “Nós somos mais populares que Jesus Cristo” e “o sonho acabou”. O que destruiu os sonhos dos quatro rapazes de Liverpool?

“... mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.”
Para depositarmos confiança em Deus, temos que nos despir das armaduras humanas (1 Samuel 17.31-39: “Então, ouvidas as palavras que Davi falara, foram elas referidas a Saul, que mandou chamá-lo. E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu. Saul, porém, disse a Davi: Não poderás ir contra esse filisteu para pelejar com ele, pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade. Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho, eu saía após ele, e o matava, e lho arrancava da boca; levantando-se ele contra mim, segurava-o pela queixada, e o feria e matava. O teu servo matava tanto ao leão como ao urso; e este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo. 38 E vestiu a Davi da sua própria armadura, pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. Davi cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vão andar, pois não estava acostumado àquilo. Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois não estou acostumado. E Davi tirou aquilo de sobre si.”)
Algumas coisas das quais devemos nos despir são: amor ao dinheiro, poder, força física, influência e poder de persuasão.
Para depositarmos confiança em Deus, temos que usar as armas e o nome dele.
As armas de Deus são simples (1 Samuel 17.40 “Então tomou na mão o seu cajado, escolheu do ribeiro cinco seixos lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu.” 2 Coríntios 10.3,4: “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas”.
Só a confiança genuína conduz a uma vitória genuína.
A verdadeira vitória glorifica a Deus (1 Samuel 17.41-45: “O filisteu também vinha se aproximando de Davi, tendo a: sua frente o seu escudeiro. Quando o filisteu olhou e viu a Davi, desprezou-o, porquanto era mancebo, ruivo, e de gentil aspecto. Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu, pelos seus deuses, amaldiçoou a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e eu darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo. Davi, porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.), pois a verdadeira vitória não é nossa, mas dele. (1 Samuel 17.46-49: “Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça; os cadáveres do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; para que toda a terra saiba que há Deus em Israel; e para que toda esta assembléia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossas mãos. Quando o filisteu se levantou e veio chegando para se defrontar com Davi, este se apressou e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi, metendo a mão no alforje, tirou dali uma pedra e com a funda lha atirou, ferindo o filisteu na testa; a pedra se lhe cravou na testa, e ele caiu com o rosto em terra.”)

Circunstâncias são contornáveis na dependência de Deus e na confiança nele. Por mais dura que seja a realidade à nossa volta, existirá a certeza da sua presença, da sua atuação, do seu amor. Onde você deposita a sua fé?

Um forte abraço e que Deus te abençoe.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Seja protagonista da sua história

Pr. Luiz Carlos Loreto

Há uma história escrita e dirigida por Deus. História com momentos alegres e tristes, com elementos de drama, de comédia, de suspense, de romance. Uma história que começou a ser escrita no início da criação. É a sua história. O fato tremendo que envolve essa história é que Deus a escreveu para que ela tenha um final feliz. Mas para que isso aconteça é necessário que você assuma o papel de protagonista, sim você é o ator/atriz principal em cena. Esta é a vontade original de Deus. Ele lhe criou à sua imagem e semelhança, dotado de infinitas capacidades e de grande inteligência e lhe deu todos os recursos necessários para que a sua história seja feliz. Para que nos tornemos protagonistas na história da vida, eu sugiro algumas tomadas de decisão:
1. Busque a vontade de Deus para tudo que você vai fazer.
Ore ao Senhor e leia a Palavra. Lembre-se que Deus tem muito mais vontade de falar com você que você tem de escutá-lo. Acostume-se em consultar o Senhor antes de tomar qualquer decisão, mesma aquelas consideradas mais simples.
2. Pare de murmurar.
Perdemos muito tempo com lamúrias e murmurações. Quem murmura, não adora. A murmuração desvia o nosso foco, faz com que prestemos mais atenção no problema que em Deus.
3. Assuma uma postura de vencedor.
O mero pensamento positivo não nos leva à vitória. Não é o nosso pensamento que atrai a bênção, mas a nossa fé em Deus. Mesmo assim precisamos assumir uma postura positiva diante dos desafios da vida. Crêr na vitória que Deus concede e dar passos firme em sua direção.
4. Ouse mudar.
Verifique onde você está errando e busque em Deus a coragem para mudar. Às vezes as mudanças vêm acompanhadas de muita dor, mas sem elas nunca ultrapassaremos o marasmo e a mesmice que querem nos impedir de crescer.
5. Feche seus ouvidos aos discursos contrários e negativistas.
Algumas pessoas, até bem intencionadas às vezes, tentam nos demover da caminhada com conselhos do tipo: “este objetivo é grande demais, cuidado para não se decepcionar” ou “você não acha que já está bom assim mesmo? Pra que mudar?”. Nestas horas, lembre do que Deus já falou anteriormente e agarre-se nas promessas Dele.

Assuma o papel principal. Receba de Deus a bênção e seja feliz!